Perante os doentes...


Olá, amigos!

Estava eu lendo hoje o livro “Sexo e Destino”, do nosso querido André Luiz, quando deparei-me com uma bela mensagem, entre tantas outras que seus livros nos transmitem, e que gostaria de compartilhar com vocês, pois considero importante a reflexão a respeito do assunto.

A mensagem fala sobre como devemos nos portar diante dos nossos familiares e amigos que padecem longos períodos de sofrimento por causa de doenças, e que muitas vezes culminam com a morte. Sei que cada um de nós um dia já passou ou ainda passará por uma situação semelhante, com nossos entes queridos ou até quem sabe nós mesmos na posição de doentes, pois a enfermidade não escolhe quem, como, onde ou quando chegar, ela simplesmente chega, nos arrebatando a harmonia.

Mas devemos estar sempre certos de que nunca estamos sós, pois os benfeitores espirituais sempre nos acompanham nestes momentos e que, se Deus permite que tal coisa nos aconteça, sem dúvida será para o nosso bem, ainda que não consigamos enxergar ou compreender a lição. O mais importante de tudo é a forma como lidamos com ela e é imprescindível mantermos a fé, que nos dará força, coragem e resignação para seguirmos em frente. Por isso devemos sempre manter a serenidade e o respeito por aqueles que sofrem. Em suma, devemos fazer pelos outros aquilo que esperamos que façam conosco!

Bom, aí vai a mensagem:



Felizes da Terra!

Quando passardes ao pé dos leitos de quantos atravessam prolongada agonia, afastai do pensamento a idéia de lhes acelerardes a morte!...

Ladeando esses corpos amarrotados e por trás dessas bocas mudas, benfeitores do plano espiritual articulam providências, executam encargos nobilitantes, pronunciam orações ou estendem braços amigos!

Ignorais, por agora, o valor de alguns minutos de reconsideração para o viajor que aspira a examinar os caminhos percorridos, antes do regresso ao aconchego do lar.

Se não vos sentis capacitados a oferecer-lhes uma frase de consolação ou o socorro de uma prece, afastai-vos e deixai-os em paz!... As lágrimas que derramam são pérolas de esperança com que as luzes de outras auroras lhes rociam a face!... Esses gemidos que se arrastam do peito aos lábios, semelhando soluços encarcerados no coração, quase sempre traduzem cânticos de alegria, à frente da imortalidade que lhes fulgura do Além!...

Companheiros do mundo, que ainda trazeis a visão limitada aos arcabouços da carne, por amor aos vossos sentimentos mais caros, dai consolo e silêncio, simpatia e veneração aos que se abeiram do túmulo! Eles não são as múmias torturadas que os vossos olhos contemplam, destinadas à lousa que a poeira carcome... São filhos do Céu, preparando o retorno à Pátria, prestes a transpor o rio da Verdade, a cujas margens, um dia, também vós chegareis!...



Mensagem do Espírito André Luiz – Psicografia de Chico Xavier – Presente no livro "Sexo e Destino", ed. FEB.