Dengue, Prevenção e Conscientização é a solução!







Pessoal, hoje resolvi aderir a mais uma campanha que está acontecendo na blogosfera: é a “blogagem coletiva” para falar sobre a DENGUE! Esta foi uma iniciativa super legal idealizada pela Meire e que muitos blogs aderiram. Obviamente eu não podia ficar de fora, pois este é um assunto muito importante!


A dengue é uma doença (virose) transmitida de uma pessoa doente a uma pessoa sadia através da picada do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.


Com a chegada do verão e o início da temporada das chuvas, a dengue volta a ser uma ameaça à saúde pública no Brasil. Para se evitar a doença faz-se necessário intensificar as ações de prevenção e combate ao vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti.


A fêmea grávida do mosquito é atraída por recipientes escuros ou sombreados onde deposita seus ovos. Prefere recipientes com água limpa, cristalina, sem cor e parada, ao invés de água suja ou poluída, mas já se sabe que ela também pode utilizar água suja para colocar seus ovos, que podem resistir por até mais de um ano nas paredes secas dos recipientes, até que tenham contato com a água e se transformem em larvas, e posteriormente, em mosquitos.


Os sintomas muitas vezes podem ser confundidos com uma gripe, mas devemos estar atentos sempre, principalmente se moramos ou estivemos nos últimos 15 dias antes do aparecimento dos sintomas em área onde esteja ocorrendo a transmissão de dengue ou onde haja a presença do Aedes aegypti.


Os sinais mais comuns são: dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta (muitas vezes passando de 40 graus), dor nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo (exantema), falta de apetite, náuseas, vômitos e fraqueza. A prostração é intensa nos adultos e pode-se arrastar mesmo após o término da febre. Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.


PREVENÇÃO


A melhor maneira de evitar a DENGUE é não deixar o mosquito nascer, eliminando-se os locais onde ele desenvolve-se, que são os locais de acumulo de água parada. Devemos por isso eliminar estes locais, tais como garrafas, quaisquer tipos de latas, copos descartáveis, bacias, calhas entupidas, pneus velhos, pratos e vasos de plantas, lixeiras, entre outros. E devemos sempre ter o cuidado de colocar tampas nas caixas d’água e cisternas!



Importante: se você estiver com suspeita de dengue, não tome nenhum remédio que contenha ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Buferin, Melhoral, Doril etc), porque essa droga altera a agregação plaquetária (reação do organismo*), alterando a formação do coágulo. Desta maneira, pode favorecer o desencadeamento da forma hemorrágica da doença, ou seja, um caso de dengue simples pode se transformar em dengue hemorrágica (sangramento sem coagulação do sangue). Mas, o melhor de tudo é procurar um atendimento médico o mais rápido possível, assim que aparecerem os primeiros sintomas!


* Após uma lesão vascular, as plaquetas do sangue aderem ao local da lesão e aglomeram-se formando um agregado (ou tampão) que ajuda a manter a hemostasia (ou seja, cessa o sangramento) e promove a cura.


Saiba mais sobre a doença

Conheça os tipos, sintomas, tratamento e prevenção:

http://www.foradengue.com.br/

http://www.combateadengue.com.br/

http://dtr2001.saude.gov.br/dengue/

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101


Pegue aqui a cartilha da dengue (aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento) fornecida pelo Ministério da Saúde:

http://www.sespa.pa.gov.br/Atualização/PDF/cartilha_dengue.pdf


É isso aí, pessoal, cada um faz sua parte e todos ganham!

Abraços a todos e boa sorte nessa luta!

Adriana