Espiritismo - 151 Anos



Para as coisas novas necessitamos de palavras novas, pois assim o exige a clareza de linguagem, para evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos.


As palavras espiritual, espiritualista, espiritualismo têm uma significação bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-las à Doutrina dos Espíritos, seria multiplicar as causas já tão numerosas da anfibologia.


Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si mesmo alguma coisa além da matéria é espiritualista. Mas não se segue daí que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível.


Em lugar das palavras espiritual e espiritualismo, empregaremos, para designar a crença a qual nos referimos, os termos espírita e espiritismo, nas quais a forma lembra a origem e o sentido radical e que por isso mesmo têm a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando para o vocábulo espiritualismo a sua significação própria.


Diremos, portanto, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas.


Como especialidade O Livro dos Espíritos contém a Doutrina Espírita; como generalidade liga-se ao Espiritualismo, do qual apresenta uma das fases. Essa a razão por que traz no cabeçalho do seu título as palavras: Filosofia Espiritualista.


Allan Kardec

Livro dos Espíritos (Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita)


**************************************************************


Livro dos Espíritos – Filosofia Espiritualista


Livro que traz os princípios da Doutrina Espírita: Sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade – segundo os ensinamentos dados por Espíritos superiores, com o concurso de diversos médiuns – recebidos e coordenados por Allan Kardec.


**************************************************************





No dia 18 de abril de 1857, o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, educador, autor de livros didáticos e adepto de rigoroso método de investigação científica, mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec, lançou ‘O Livro dos Espíritos’ editado por E. Dentu, Libraire, na própria Livraria Dentu, na Galérie D’Orléans, 13, no Palais Royal, em Paris.

Estava, portanto, a partir dessa data, lançada oficialmente a Doutrina Espírita (ou Doutrina dos Espíritos).

Que no ano de 2008, onde se comemoram os 151 anos do Espiritismo, possam os Espíritos do Senhor, encarnados e desencarnados, que trabalharam na Codificação com coragem, abnegação e determinação, receberem as nossas vibrações de gratidão e reconhecimento.

E que todos nós, de nossa parte, nos dias atuais, possamos honrar o trabalho dos pioneiros, através do nosso próprio esforço.

Que Deus abençoe a todos.