Livros – Doutrina Espírita (2)



Outras Obras – Allan Kardec



O que é o Espiritismo


Publicado em 1859. Contém o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e a definição de seus pontos fundamentais. Essencial pra quem quer conhecer a Doutrina Espírita.


Allan Kardec ressalta que o Espiritismo é ao mesmo tempo ciência experimental e doutrina filosófica. Como ciência prática, tem a sua essência nas relações que se podem estabelecer com espíritos. Como filosofia compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações. Concluindo, Kardec menciona que o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como suas relações com o mundo corporal.


Como disse Kardec: "este resumo não é somente útil para os iniciantes que poderão nele, em pouco tempo e sem muito esforço, haurir as noções mais essenciais, mas também o é para os adeptos, aos quais ele fornece os meios para responder às primeiras objeções que não deixam de lhes fazer, e, de outra parte, porque aqui encontrarão reunidos, em um quadro restrito, e sob um mesmo exame, os princípios que eles não devem jamais perder de vista".



O Espiritismo em sua Expressão mais Simples


Publicado em 1862. Contém um pequeno resumo a respeito da Doutrina Espírita, seu histórico e alguns ensinamentos dos Espíritos.



“O objetivo desta publicação é dar, num quadro muito sucinto, o histórico do Espiritismo e uma idéia suficiente da Doutrina dos Espíritos, para que se lhe possa compreender o objetivo moral e filosófico. Pela clareza e pela simplicidade do estilo, procuramos pô-lo ao alcance de todas as inteligências. Contamos com o zelo de todos os verdadeiros Espíritas para ajudar a sua propagação." (Comentário de Allan Kardec, em Janeiro de 1862, na ‘Revista Espírita’, sobre o livreto ‘O Espiritismo em Sua Expressão Mais Simples’, que acabara de editar)



Obras Póstumas


Publicado em 1890, após o desencarne de Allan Kardec. Contém vasto material doutrinário deixado por Kardec em seu escritório de trabalho, quando regressou ao mundo espiritual e que foi reunido, formando este livro, em face de seu inestimável valor.


Esta obra está dividida em duas partes. A primeira é constituída pelos últimos trabalhos de Kardec, artigos de grande qualidade doutrinária. Trata de temas como: manifestações dos espíritos, estudo sobre a natureza do Cristo, introdução ao estudo da fotografia e telegrafia do pensamento, vida futura, música espírita, expiações coletivas, dentre outros.


Na segunda parte, a obra apresenta uma coletânea de mensagens mediúnicas e estudos do autor, no que constituiria o livro Previsões Concernentes ao Espiritismo. Esta parte é um documento íntimo de Kardec. Registra a iniciação do Codificador no Espiritismo, bem como os diálogos e as informações pessoais que os Espíritos lhe foram transmitindo no decorrer da elaboração da Codificação Espírita. Excelente obra para quem deseja conhecer um pouco mais do ‘homem’ Allan Kardec, por ele mesmo.



O Principiante Espírita



Editado depois do desencarne de Kardec, este livro contém sua biografia. Além disso, contém os ensinamentos de ‘O que é Espiritismo’, escrito por Allan Kardec. Ou seja, foi uma obra retirada de outra já existente, contendo um resumo, no que se refere às noções de Espiritismo, a solução de alguns problemas e as respostas às principais objeções pela Doutrina Espírita. Nele encontramos temas como: médiuns, identidades dos espíritos, charlatanismo, conseqüências do Espiritismo entre outros.



Revista Espírita


Coleção composta por 12 livros, que são coletâneas dos volumes da Revue Spirite (Revista Espírita), publicação editada pelo próprio Allan Kardec de 1858 a 1869.


Editada por Kardec durante doze anos, a Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos é um clássico, fundamental para entender o pensamento kardequiano. Foi lançada em 1º de Janeiro de 1858 e serviu como laboratório experimental para as obras e projetos futuros do Codificador do Espiritismo. Muitos textos que aparecem em suas páginas depois fizeram parte das obras de Kardec, que se seguiram à publicação de O Livro dos Espíritos.


Contêm textos sobre as ciências, a moral, a imortalidade da alma, a natureza do homem e o seu futuro, a história do Espiritismo na antigüidade e suas relações com o Magnetismo, a explicação das lendas, das crenças populares e da mitologia de todos os povos, entre outros temas.


Também a Revista Espírita foi peça fundamental para o intercâmbio de espíritas e simpatizantes de várias partes do mundo, embora sua grande vocação sempre tenha sido a contribuição à difusão da então nascente Doutrina Espírita.


Foi um meio de divulgação da doutrina, além também de uma forma de se expor novas idéias, ensinamentos e teorias, colocando-os sob análise e discussão.


Obras indispensáveis a todos os espíritas.



Viagem Espírita em 1862


Contém a descrição de viagem realizada por Allan Kardec, quando ele percorreu mais de vinte cidades na França e Bélgica e participou de inúmeras reuniões espíritas. Segundo Kardec, o relato dessa viagem era muito extenso para ser colocado na ‘Revista Espírita’, pois absorveria quase dois números.


Inclui, além dos discursos pronunciados por Kardec nas reuniões, suas observações sobre o desenvolvimento do Espiritismo e as instruções dadas nas diferentes instituições, entre outros. Contém ainda o roteiro das viagens. Um livro muito interessante, através dele podemos observar o desenvolvimento do movimento espírita na época de Kardec.



Para ler e/ou fazer o download de algumas das obras de Allan Kardec, visitem os seguintes links:



Livro dos Médiuns


Livro dos Espíritos


Autores Espíritas Clássicos


Federação Espírita Brasileira


O Evangelho Segundo o Espiritismo