Animais podem receber passe?




Os animais podem receber o passe? O Livro dos Espíritos é muito claro quanto à existência de um princípio espiritual nos animais. Assim é na resposta à questão 593, quando os Espíritos afirmam que os animais “têm inteligência, porém, limitada” e no comentário de Kardec a respeito, afirmando que “há neles uma espécie de inteligência, mas cujo exercício quase que se circunscreve à utilização dos meios de satisfazerem às suas necessidades físicas e de proverem à conservação própria”.


Mais adiante, na questão 597, ensinam os Espíritos que há nos animais um princípio independente da matéria e que sobrevive ao corpo. “É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra” e que “é tirado do elemento inteligente universal, assim como o do homem, sendo que no homem passou por uma elaboração que o coloca acima da que existe no animal.”


Portanto, o princípio inteligente ou espiritual que habita o animal é o mesmo do homem, isto é, tem a mesma origem e natureza. A diferença que se constata é que, no reino animal, ainda está em fase de elaboração. Na humanidade, já atingiu a sua condição máxima possível, de espírito. Vemos, assim, que os animais são dotados da mesma inteligência e dos mesmos sentidos que nós. O que ocorre é que essa inteligência e esses sentidos encontram-se em momentos evolutivas difrentes.


O passe magnético é uma transfusão de energias, envolvendo energia anímica do próprio médium e energia oriunda do plano espiritual, extraída do fluido cósmico universal, doada pelos espíritos benfeitores que assistem o trabalho de passe. A sua aplicação deve ser feita através da imposição de mãos sobre a cabeça do paciente. Os fluidos doados pelos espíritos circularão, primeiro, na cabeça do médium (centro coronário), para depois escorrer pelas suas mãos, indo atingir, então, o centro coronário do assistido. Essa energia doada será absorvida pelo paciente através de seu perispírito, que a transmitirá por todo o organismo físico.


Dessa maneira, sendo o perispírito, tanto do homem como o dos animais, constituído da mesma matéria extraída do fluído cósmico universal, de onde também saem as energias a serem transfundidas pelos espíritos, os animais podem ser igualmente beneficiados por estas energias, através do passe magnético.


Fonte: Site CVDEE – Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo


* * *


Para saber mais sobre os efeitos do passe magnético sobre animais e plantas leia os textos abaixo, do blog Magnetismo:


Da magnetização dos animais e das plantas (Parte 1/2)

Da magnetização dos animais e das plantas (Parte 2/2)