Mudando de assunto...


Falando de Yoga


Ok, sei que este é um blog espírita, mas eu não poderia deixar de falar sobre um assunto que também me fascina bastante e que gostaria de compartilhar com vcs... O Yoga!

Além disso, o Yoga não precisa necessariamente estar ligado a esta ou aquela crença ou religião. É uma filosofia de vida. Maravilhosa, por sinal. Muita gente (inclusive médicos) quando eu falo que pratico Yoga me diz:

- Ah, legal, é bom para relaxar né? Mas... vc não faz academia?

Eu penso:

- Como assim? Pra quê eu preciso de academia? Eu detesto esses ambientes de culto ao corpo e exibicionismo (sem querer ofender quem freqüenta, sei que não devo generalizar). Alam do mais, o Yoga já é um baita de um exercício físico!

Aí realmente eu vejo que muita gente não entende muito bem o que vem a ser o Yoga, pois existem muitas confusões a respeito desse assunto. Eu mesma fui para um local onde o professor fazia uma aula que era uma mistureba danada, uma coisa meio Tai Chi. Nada contra, acho até legal o Tai Chi Chuan, mas neste caso específico não gostei.

De fato, a prática do Yoga é excelente para relaxar, existem técnicas para isso, mas a coisa é bem mais ampla. Não vou me estender aqui sobre os diversos tipos de Yoga que existem, que por sinal são muitos (eu pratico o Hatha Yoga, mas pretendo fazer o Ashtanga). Apenas quero ajudar na sua divulgação. Acho que todo mundo pelo menos uma vez na vida deveria experimentar e fazer Yoga. É bom para o corpo e para a mente.

Algumas informações sobre Yoga:


A tradução literal da palavra Yoga significa integração, união. Sua prática está sempre relacionada a força, poder e energia. Os efeitos sobre o corpo, como aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento de vitalidade e administração do stress, fazem a pessoa sentir-se bem muito rapidamente.

O Yoga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos, etc. Tudo através de exercícios físicos fortes, porém que respeitam o ritmo biológico do praticante.

O Yoga é o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente, auto-suficiência, bem-estar e satisfação. Através do Yoga, há maior vigor, mais vitalidade, bem como serenidade, tornando a vida com o mundo externo mais fácil de ser vivida.

Mas fazer Yoga não significa apenas fazer exercícios físicos como uma ginastica aeróbica. Se for só o exercício físico não é Yoga. É necessário que estejam presentes estes três fatores:

  • posição física ou ásana (ásana é toda posição firme e agradável);
  • respiração coordenada ou Pranayama;
  • atitude interior.

Uma das características do Yoga são as regras gerais de execução, justamente por constituírem o alicerce da auto-suficiência. Essas regras são:

  • respiração coordenada
  • permanência no exercício
  • repetição
  • localização da consciência
  • mentalização
  • ângulo didático
  • compensação
  • segurança

Enfim, a movimentação, a postura, os exercícios respiratórios e a atutide mental proporcionados pela prática do Yoga nos dá uma dimensão diferente da vida, mais iluminada, mais alegre, mais feliz.

O Yoga é sobretudo uma doutrina para ser compreendida, vivida, sentida.

Bom, desejo que este singelo post faça nascer em todos um interesse maior pelo Yoga e que todos possam receber os benefícios dessa prática indiana milenar.


Fica aqui a dica, espero que seja útil para alguém! Namaste*!


Livros que recomendo:


- A Luz da Yoga ( B. K. S. Iyengar ) / Ed. Cultrix

- Autoperfeição com Hatha Yoga ( Prof. Hermógenes ) / Ed. Nova Era


Sites interessantes sobre o assunto:


http://www.profhermogenes.com.br/

http://eyoga.uol.com.br/

http://www.tantrayoga.pro.br/exercicios.htm


*Namaste - Pronuncia-se Namastê - É uma saudação composta de duas palavras sânscritas: Nama (reverência, saudação) e Te, que significa você. Seu significado é interpretado de diversas maneiras: “saúdo a você, de coração”; “a minha essência saúda a sua essência” ou ainda "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você".