Necessário e Supérfluo



Pergunta: Como pode o homem conhecer o limite do necessário?

Resposta dos Espíritos - O sensato o conhece por intuição e muitos o conhecem à custa de suas próprias experiências.


Pergunta: A Natureza não traçou o limite do necessário em nossa própria organização?

Resposta - Sim, mas o homem é insaciável. A Natureza traçou limites de suas necessidades na sua organização, mas os vícios alteraram a sua constituição e criaram para ele necessidades artificiais.


Pergunta: Que pensar dos que açambarcam os bens da Terra para se proporcionarem o supérfluo, em prejuízo dos que não têm sequer o necessário?

Resposta - Desconhecem a lei de Deus e terão de responder pelas privações que ocasionarem.


Comentário de Allan Kardec: O limite entre o necessário e o supérfluo nada tem de absoluto. A civilização criou necessidades que não existem no estado de selvageria, e os Espíritos que ditaram esses preceitos não querem que o homem civilizado viva como selvagem. Tudo é relativo e cabe à razão colocar cada coisa em seu lugar. A civilização desenvolve o senso moral e ao mesmo tempo o sentimento de caridade que leva os homens a se apoiarem mutuamente. Os que vivem à custa das privações alheias exploram os benefícios da civilização em proveito próprio; não têm de civilizados mais do que o verniz, como há pessoas que não possuem da religião mais do que a aparência.


Fonte:

Livro dos Espíritos – Allan Kardec

Livro Terceiro (As Leis Morais)

Cap. 5 – Lei de Conservação

Item IV – Necessário e Supérfluo

Questões 715 a 717