Sexo e Destino

Gente, aproveitando a proximidade do fim de semana e continuando com a proposta “este blog indica”, iniciada ontem, gostaria de recomendar a vocês uma excelente peça de teatro que assisti no final de semana passado.


Eu já havia feito esta semana um comentário falando sobre esta peça no blog do Ylen e agora resolvi fazer este pequeno post.


Infelizmente, esta dica serve apenas para o pessoal que está no Recife. Não sei se muita gente do Recife acessa este blog, mas de qualquer forma fica aqui o registro. Mas, como a peça é baseada em um livro, a dica vale para todos!


Trata-se da peça “Sexo e Destino”, baseada na obra homônima de André Luiz, realizada pelo GRUPO SAL DE TEATRO e que está sendo apresentada nos finais de semanas no Sesc Santo Amaro – Recife/PE.


Vou fazer aqui apenas um pequeno comentário, já que o ideal mesmo é quem puder, ir assistir! E eu não gosto de ser estraga-surpresas... Bom, quem leu o livro vai perceber que os diálogos procuram ser bem fiéis ao texto, mas algumas coisas foram alteradas, creio eu, para facilitar o entendimento. O livro é grande e André Luiz é sempre bem detalhista nas descrições e aí, obviamente, na peça não tem como ser tudo igual.


A peça, assim como o livro, aborda temas como incesto, traição, falsidade, vaidade e luxúria. Mostra também como a espiritualidade atua em consonância conosco, seja positiva ou negativamente, tanto amparando-nos, quanto prejudicando-nos, como no caso de uma obsessão. Mostra ainda a importância da reencarnação, como forma de preciosa oportunidade para a correção dos erros cometidos no passado.


A história é baseada em fatos reais, presenciados por André Luiz em uma de suas missões de trabalho, assim como todas as histórias apresentadas em seus outros livros, mas, como sempre, os nomes dos seus personagens foram modificados.


A peça foca os membros de duas famílias (Nogueira e Torres) e as relações que seus membros têm entre si, quais sejam: um homem (Nemésio Torres) que trai sua esposa (Beatriz Torres) com uma moça bem mais jovem (Marina Nogueira), que por sua vez envolve-se ao mesmo tempo com Nemésio Torres e com Gilberto Torres (filho de Nemésio). Gilberto envolve-se ainda, além de Marina, com Marita Nogueira (irmã de Marina). Já Marita acaba tendo uma relação incestuosa com Cláudio Nogueira, que acredita ser seu pai adotivo, mas que na verdade é seu pai verdadeiro. Cláudio sofre a influência de um espírito obsessor. Nesse meio tempo, André Luiz, Pedro Neves (pai desencarnado de Beatriz Torres) e o Irmão Félix (instrutor do plano espiritual) acompanham o desenrolar dos fatos, que têm início, na verdade, em outra encarnação, apenas por um capricho de um jovem chamado Álvaro, que um dia desejou uma mulher casada. A peça mostra-nos ainda quem foram estas pessoas na encarnação anterior e o que aconteceu em suas relações que acabaram gerando conseqüências na existência atual.


Ou seja, André Luiz mostra-nos, mais uma vez, que ninguém foge à colheita daquilo que plantou e que todos nós deveremos, uma hora ou outra, encarar nossos erros de frente e trabalhar para corrigi-los, para o nosso próprio bem e daqueles a quem amamos.


Existem certos personagens que não são muito explorados na peça, como Márcia Nogueira, esposa de Cláudio, mãe consangüínea de Marina e adotiva de Marita, que faz apenas pequenas aparições na peça, mas que no livro tem uma função bem mais importante. Mas, como eu já mencionei antes, acredito que isto seja pelo fato de que não há muito tempo para desenvolver a história com todos os detalhes apresentados no livro. Mas mesmo assim a peça consegue explicar bem a trama e passar uma bela mensagem.


O livro fala-nos também, de forma bem mais detalhada que na peça, a respeito de uma organização presente no plano espiritual, chamada “Almas Irmãs”, que possui um trabalho de socorro e reeducação destinado aos desencarnados que envolveram-se em desvarios sexuais quando no plano físico, envolvendo-se por vezes em crimes e adquirindo assim inúmeros desequilíbrios. É muito interessante observar como funcionam trabalhos assim e isso nos faz lembrar também que ninguém é esquecido pela Misericórdia Divina.


Enfim, a história mostrada alerta-nos sobre as conseqüências do mau-uso da sexualidade em nossas vidas e como isso afeta negativamente, não só a nós, mas também aos que são envolvidos direta ou indiretamente naquilo que fazemos; e como nós, com isso, acabamos por adquirir “carmas” que por vezes carregamos conosco durante várias encarnações.


Fica a lição de que Deus é bom e justo, que Ele sempre nos mostra o caminho correto a seguir, mas que respeita nosso livre-arbítrio, sabendo que, mais tarde, todo o sofrimento gerado por nós, como conseqüência de nossa irreflexão, servirá como um aprendizado do qual jamais nos esqueceremos e que nos ajudará em nosso processo de evolução.


Acho que esta peça merece ser vista por todos, sejam espíritas ou não. Não só pela mensagem que passa, mas também por se tratar de um ótimo entretenimento, os atores são muito bons e é tudo feito com coração, isso dá para sentir!


Aqui estão os dados da peça para quem se interessar:


Peça: Sexo e Destino
Realização: Grupo Sal de Teatro
Local: Teatro do Sesc Santo Amaro - Rua Marques do Pombal, s/nº
Bairro de Santo Amaro - Recife
Fones: 3216-1616 / 3216-1719 / 3216-1702
Quando: Sábados e domingos, até o dia 25/11.
Horário: 19:00h
Ingressos: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 estudante.


Bom, fica aqui a dica, a peça ficará em cartaz no Sesc até o dia 25/11/07, depois eles irão viajar pelo interior do Estado, segundo a moça da recepção me falou, Portanto, pessoal do interior de Pernambuco que tiver interesse, fiquem atentos! Qualquer coisa que eu souber aviso aqui, ok?


Mas, independente da peça, eu gostaria de dizer a todos que não deixem de ler o livro. Além se ser uma história que prende do início ao fim, é muito comovente e a lição jamais será esquecida! Vocês não irão se arrepender!


Livro: Sexo e Destino
Autor espiritual: André Luiz
Psicografado por: Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira
Editora: FEB


Abraços a todos e bom final de semana!

Adriana