Dia mundial de combate à AIDS


Olá, Amigos!

Aqui estou eu participando de mais uma BLOGAGEM COLETIVA! Desta vez a proposta foi do Amigos da Blogosfera e como hoje, dia 1º de Dezembro, é o Dia Mundial de Combate à AIDS, o tema não poderia ser outro...





O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?


Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.


O que é a AIDS?


A AIDS é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês - Human Immunodeficiency Virus.


O que acontece com quem tem AIDS?


O HIV destrói os linfócitos – células presentes no sangue e responsáveis pela defesa do nosso organismo – tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido. Com isso, uma simples gripe pode se transformar rapidamente em uma pneumonia ou tuberculose séria. Assim, normalmente as pessoas não morrem de AIDS, mas sim pelas doenças que adquirem por estarem com o sistema imune fraco.


Como é feito o tratamento?


O acompanhamento médico e os tratamentos anti-HIV (coquetéis) têm por finalidade evitar o enfraquecimento do sistema imunológico e impedir o desenvolvimento de doenças oportunistas, permitindo assim, que a pessoa conserve boa saúde. Desde o surgimento da Aids o constante desenvolvimento de novas drogas anti-retrovirais vem prolongando significativamente a vida dos portadores do HIV ao dificultar a multiplicação do vírus.


Antigamente receber um diagnóstico de AIDS significava quase que uma sentença de morte para o indivíduo, mas hoje o tratamento já é realizado com bastante eficácia e cada vez mais a medicina empenha-se em descobrir novas drogas para facilitar o tratamento, bem como vacinas que previnam a infecção, mas, como o HIV é um vírus altamente mutável (uma característica dos vírus), ainda não se descobriu uma vacina completamente eficaz, bem como ainda não se descobriu a cura.


Por isso, o mais importante em relação à AIDS, é evitar a sua infecção, ou seja, a prevenção! Então, informação nunca é demais...


Como o Vírus HIV é transmitido?


Através do liquído seminal; esperma; secreção vaginal; sangue e leite materno.



Ou seja, a pessoa pode se infectar:


  • Em relações sexuais com pessoas infectadas pelo HIV sem uso do preservativo;
  • Com o uso de agulhas, seringas e objetos perfuro-cortantes infectados;
  • Da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou aleitamento.

Como fazer para se prevenir?

  • Usar a camisinha em todas as relações sexuais (vaginal, anal e oral);
  • Fazer transfusões de sangue somente com sangue testado e negativo para HIV;
  • Não compartilhar agulhas, seringas e material perfuro-cortante já utilizados ou sem esterilizá-los antes;
  • Usar sempre material descartável;
  • As mães soropositivas não deverão amamentar os seus filhos.


É importante saber também:

O Vírus HIV NÃO se transmite:

  • Em um abraço, beijo no rosto, beijo na boca, espirro, tosse, carinho, carícia, tosse, aperto de mão, lágrimas, pelo suor ou saliva;
  • Em assentos públicos, picadas de insetos, pias, piscinas, sauna, ônibus, elevadores;
  • Dormindo no mesmo quarto, na mesma cama, usando as mesmas roupas e lençóis, batom, toalhas e sabonetes;
  • Trabalhando no mesmo ambiente, freqüentando a mesma sala de aula, cinema, teatro, academia de ginástica, restaurante;
  • Doando sangue, utilizando material descartável.


Muitas vezes não é a AIDS que mata o indivíduo,
mas sim o PRECONCEITO!!!





Gente, este é um assunto sério, os dados sobre a evolução da AIDS no mundo são alarmantes e este tema precisa ser encarado de frente nas escolas, igrejas, enfim, em todos os setores da sociedade. Hoje em dia não existe mais isso de “grupo de risco”, termo gerado pelo preconceito quando descobriu-se a AIDS. Todos nós estamos sujeitos à infecção pelo HIV, assim como a qualquer outra doença. Os jovens iniciam sua vida sexual cada vez mais cedo e isso os coloca no rol das pessoas passíveis de infecção. Podemos ver cada vez mais idosos infectados pelo vírus da AIDS... Por isso não podemos fingir que não está acontecendo, temos que nos informar sobre a doença e a sua prevenção, e acima de tudo, abolir o preconceito!!!


Aproveitem o dia de hoje e falem sobre este assunto com seus parentes e amigos. Vivemos em um mundo onde o acesso à informação é feito de uma maneira
cada vez mais rápida e eficiente, portanto, não podemos alegar desconhecimento...


Bom, acho que passei meu recado, fiquem todos em paz, com muita saúde!!!


Abraços...


Adriana



Para saber mais sobre AIDS visite os sites:

http://www.aids.gov.br/

http://www.abcdaids.com.br/

http://www.adolesite.aids.gov.br/

http://veja.abril.com.br/saude/aids.html