Sobre a Enquete e o Espiritismo


Durante pouco mais de 2 meses este blog apresentou uma enquete, onde perguntava “qual crença/filosofia você segue/acredita?

Encerrada ontem, a enquete contou com 1250 votos e apresentou o resultado a seguir:



Embora a maioria de visitantes do blog tenha se declarado espírita, fico feliz em ver seguidores de diversas religiões e até mesmo os que dizem não acreditar em nada visitando o blog, certamente por alguma razão.

Tenho certeza que todos, independente de sua (des)crença e dos motivos que os levam a buscar o Espiritismo, se estiverem com mente e coração abertos (sem preconceitos), sempre encontrarão respostas para as suas dúvidas e consolação para os momentos difíceis através dos belos ensinamentos espíritas.

Todos têm o direito e a liberdade de crer (ou não) naquilo que desejarem, de acordo com suas necessidades e experiências de vida, e o Espiritismo acolhe e respeita a todos, sem distinção.

Sendo assim, só tenho a agradecer a todos que participaram da enquete e dizer que serão sempre muito bem-vindos no blog Espírita na Net!


* * *

Frequentemente, pessoas menos afeitas ao estudo, tendem a confundir o Espiritismo com outros segmentos religiosos. Isto acaba gerando gera preconceitos e atitudes negativas para ambos os lados. Nada melhor que esclarecer, então:


O Espiritismo não adota em suas reuniões: paramentos ou quaisquer vestes especiais; vinho, cachaça, ou qualquer outra bebida alcoólica; incenso, mirra, fumo ou quaisquer outras substâncias que produzam fumaça; altares, imagens, andores e velas; hinos ou cantos em línguas mortas ou exóticas; danças ou procissões; atendimento a interesses materiais, terra-a-terra, mundanos; pagamento de qualquer espécie; talismãs, amuletos, orações miraculosas, bentinhos e escapulários; administração de sacramentos, concessão de indulgências, distribuição de títulos nobiliárquicos; horóscopos, cartomancia, quiromancia e astrologia; rituais e encenações extravagantes; promessas e despachos; riscar cruzes e pontos, entre outras práticas materiais de algumas concepções religiosas.


O Espiritismo não tem profissionais. Só amadores. Gente que ama o que faz, buscando a fé com a razão e o servir ao próximo sem qualquer recompensa material.


O Espiritismo é para ser estudado, discutido e aplicado, visando a reforma íntima do seu adepto.


(Fonte: Instituto Espírita André Luiz)


* * *

O Espiritismo não cria uma nova moral, mas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo ao dar uma fé sólida e esclarecimento aos que duvidam ou vacilam.”

(Alan Kardec - Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo XVII, item 4)


* * *

O Espiritismo não pretende demolir aquelas que o precederam, antes reconhece a necessidade da existência delas para grande parte da Humanidade, cuja evolução se processa lenta, mas inexoravelmente.”

(Revista Espírita Allan Kardec, edição 36)


* * *

Leia o texto O Espiritismo e outras Doutrinas: CLIQUE AQUI