Que é a beleza?
- É o que agrada ao espírito e encanta os olhos.
Por que o que é belo é o que agrada ao espírito e aos olhos?
- Porque o belo é conforme a natureza, como a natureza, a seu turno, é conforme a idéia divina, que é seu modelo eterno.
A natureza é, então, eterna?
- A natureza é o efeito; somente a causa é eterna: é Deus.
Deus é, pois, o autor da natureza?
- Sim; por toda parte encontramos seu poder, sua inteligência, seu amor e o reflexo de sua beleza.
A natureza é, então, o reflexo de Deus?
- Sim, é um transparente sob o qual se descobre Deus; cada um dos fenômenos da natureza é o símbolo de um pensamento divino.
Como acontece que tão poucos homens vejam a natureza dessa maneira?
- Porque o maior número dos homens olha essas coisas com a visão fatigada pelo hábito ou falseada pela paixão. O homem que guardou a mocidade do coração e a pureza do olhar vê a natureza e a vida na verdadeira luz. Foi nesse sentido que Jesus disse: “Felizes os corações puros, porque verão a Deus.” e ainda: “Se vosso olhar é simples, todo o vosso corpo será iluminado.”
A natureza é, então, a expressão da beleza?
- Sim, a natureza é o primeiro fato estético que se impõe ao nosso pensamento e aos nossos olhares. É a regra impecável, o modelo onde as artes encontrarão sempre a medida de sua inspiração.
Como o homem exprime a beleza da natureza?
- Pelas artes.
Que são as artes?
- As artes são a expressão material dos três elementos que constituem a beleza: isto é, a idéia, a forma e a vida.
Onde busca o artista a idéia ou, antes, o ideal de suas obras?
- Na contemplação interior de uma beleza incriada, entrevista como uma miragem da beleza eterna, que é Deus visto em suas obras. É essa visão interna que se chama: concepção do gênio e inspiração.
O artista não deve, então, imitar simplesmente a natureza?
- Sim, mas não deve ser copista servil, como o pretende a escola dita realista. Deve somente emprestar-lhe as formas sensíveis, os sinais materiais necessários para dar corpo ao ideal que está nele. Quanto mais um artista se aproxima do ideal, mais exprime a realidade; da mesma forma que, quanto mais se aproxima de uma alma, melhor se possui e se conhece o homem por completo.
Retirado do livro Síntese Doutrinária – Léon Denis