Falando de Yoga
Ok, sei que este é um blog espírita, mas eu não poderia deixar de falar sobre um assunto que também me fascina bastante e que gostaria de compartilhar com vcs... O Yoga!
Algumas informações sobre Yoga:
O Yoga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos, etc. Tudo através de exercícios físicos fortes, porém que respeitam o ritmo biológico do praticante.
O Yoga é o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente, auto-suficiência, bem-estar e satisfação. Através do Yoga, há maior vigor, mais vitalidade, bem como serenidade, tornando a vida com o mundo externo mais fácil de ser vivida.
Mas fazer Yoga não significa apenas fazer exercícios físicos como uma ginastica aeróbica. Se for só o exercício físico não é Yoga. É necessário que estejam presentes estes três fatores:
- posição física ou ásana (ásana é toda posição firme e agradável);
- respiração coordenada ou Pranayama;
- atitude interior.
Uma das características do Yoga são as regras gerais de execução, justamente por constituírem o alicerce da auto-suficiência. Essas regras são:
- respiração coordenada
- permanência no exercício
- repetição
- localização da consciência
- mentalização
- ângulo didático
- compensação
- segurança
Enfim, a movimentação, a postura, os exercícios respiratórios e a atutide mental proporcionados pela prática do Yoga nos dá uma dimensão diferente da vida, mais iluminada, mais alegre, mais feliz.
O Yoga é sobretudo uma doutrina para ser compreendida, vivida, sentida.
Bom, desejo que este singelo post faça nascer em todos um interesse maior pelo Yoga e que todos possam receber os benefícios dessa prática indiana milenar.
Fica aqui a dica, espero que seja útil para alguém! Namaste*!
Livros que recomendo:
- Autoperfeição com Hatha Yoga ( Prof. Hermógenes ) / Ed. Nova Era
Sites interessantes sobre o assunto:
http://www.tantrayoga.pro.br/exercicios.htm
*Namaste - Pronuncia-se Namastê - É uma saudação composta de duas palavras sânscritas: Nama (reverência, saudação) e Te, que significa você. Seu significado é interpretado de diversas maneiras: “saúdo a você, de coração”; “a minha essência saúda a sua essência” ou ainda "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você".