O perispírito e suas modelações



Como será o tecido sutil da espiritual roupagem que o homem envergará, sem o corpo de carne, além da morte?


Tão arrojada é a tentativa de transmitir informes sobre a questão aos companheiros encarnados, quão difícil se faria esclarecer à lagarta com respeito ao que será ela depois de vencer a inércia da crisálida.


Colado ao chão ou à folhagem, arrastando-se, pesadamente, o inseto não desconfia que transporta consigo os germes das próprias asas.


O perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste, além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria, de conformidade com o seu peso específico.


Formado por substâncias químicas que transcendem a série estequiogenética conhecida até agora pela ciência terrena, é aparelhagem de matéria rarefeita, alterando-se, de acordo com o padrão vibratório do campo interno.


Organismo delicado, com extremo poder plástico, modifica-se sob o comando do pensamento.


É necessário, porém, acentuar que o poder apenas existe onde prevaleçam a agilidade e a habilitação que só a experiência consegue conferir.


Nas mentes primitivas, ignorantes e ociosas, semelhante vestimenta se caracteriza pela feição pastosa, verdadeira continuação do corpo físico, ainda animalizado ou enfermiço.


O progresso mental é o grande doador de renovação ao equipamento do espírito em qualquer plano de evolução.


Note-se, contudo, que não nos reportamos aqui ao aperfeiçoamento interior.


O crescimento intelectual, com intensa capacidade de ação, pode pertencer a inteligências perversas.


Daí a razão de encontrarmos, em grande número, compactas falanges de entidades libertas dos laços fisiológicos, operando nos círculos da perturbação e da crueldade, com admiráveis recursos de modificação nos aspectos em que se exprimem.


Não possuem meios para a ascese imediata, mas dispõem de elementos para dominar no ambiente em que se equilibram.


Não adquiriram, ainda, a verticalidade do Amor que se eleva aos santuários divinos, na conquista da própria sublimação, mas já se iniciaram na horizontalidade da Ciência com que influenciam aqueles que, de algum modo, ainda lhes partilham a posição espiritual.


Os “anjos caídos” não passam de grandes gênios intelectualizados com estreita capacidade de sentir.


Apaixonados, guardam a faculdade de alterar a expressão que lhes é própria, fascinando e vampirizando nos reinos inferiores da natureza.


Entretanto, nada foge à transformação e tudo se ajusta, dentro do Universo, para o geral aproveitamento da vida.


A ignorância dormente é acordada e aguilhoada pela ignorância desperta.


A bondade incipiente é estimulada pela bondade maior.


O perispírito, quanto à forma somática, obedece a leis de gravidade, no plano a que se afina.


Nossos impulsos, emoções, paixões e virtudes nele se expressam fielmente.


Por isso mesmo, durante séculos e séculos nos demoraremos nas esferas da luta carnal ou nas regiões que lhes são fronteiriças, purificando a nossa indumentária e embelezando-a, a fim de preparar, segundo o ensinamento de Jesus, a nossa veste nupcial para o banquete do serviço divino.


Emmanuel

In “Roteiro” - Psicografia de Francisco Cândido Xavier


Não acrediteis em todos os espíritos


Caríssimos, não acrediteis em todos os Espíritos, mas provai se os Espíritos são de Deus, porque são muitos os falsos profetas, que se levantaram no mundo.” (João, Epístola I, cap. IV: 1)


Os fenômenos espíritas, longe de confirmarem os falsos cristos e os falsos profetas, como algumas pessoas gostam de dizer, vêm, pelo contrário, dar-lhes o último golpe. Não soliciteis milagres nem prodígios ao Espiritismo, porque ele declara formalmente que não os produz. Da mesma maneira que a Física, a Química, a Astronomia, a Geologia, revelaram as leis do mundo material, ele vem revelar outras leis desconhecidas, que regem as relações do mundo corpóreo com o mundo espiritual. Essas leis, tanto quanto as científicas, pertencem também à natureza. Dando, assim, a explicação de uma ordem de fenômenos até agora incompreendidos, o Espiritismo destrói o que ainda restava do domínio do maravilhoso.


Como se vê, os que fossem tentados a explorar esses fenômenos em proveito próprio, fazendo-se passar por enviado de Deus, não poderiam abusar por muito tempo da credulidade alheia, e bem logo seriam desmascarados. Aliás, como já ficou dito, esses fenômenos nada provam por si mesmos: a missão se prova por efeitos morais, que nem todos podem produzir. Esse é um dos resultados do desenvolvimento da ciência espírita, que pesquisando a causa de certos fenômenos, levanta o véu de muitos mistérios. Os que preferem a obscuridade à luz, são os únicos interessados em combatê-la. Mas a verdade é como o Sol: dissipa os mais densos nevoeiros.


O Espiritismo vem revelar outra categoria de falsos cristos e de falsos profetas, bem mais perigosa, e que não se encontra entre os homens, mas entre os desencarnados. É a dos Espíritos enganadores, hipócritas, orgulhosos e pseudo-sábios, que passaram da Terra para a erraticidade e se disfarçam com nomes veneráveis, para procurar, através da máscara que usam, tornar aceitáveis as suas ideias, frequentemente as mais bizarras e absurdas. Antes que as relações mediúnicas fossem conhecidas, eles exerciam a sua ação de maneira mais ostensiva, pela inspiração, pela mediunidade inconsciente, auditiva ou de incorporação. O número dos que, em diversas épocas, mas sobretudo nos últimos tempos, se apresentaram como alguns dos antigos profetas, como o Cristo, como Maria, e até mesmo como Deus, é considerável.


São João nos põe em guarda contra eles, quando adverte: “Meus bem amados, não acrediteis em todos os Espíritos, mas provai se os Espíritos são de Deus; porque muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. O Espiritismo nos oferece os meios de experimentá-los, ao indicar as características pelas quais se reconhecem os bons Espíritos, características sempre morais e jamais materiais. (Ver o Livro dos Médiuns, Caps. 24 e segs.). É sobretudo ao discernimento dos bons e dos maus Espíritos, que podemos aplicar as palavras de Jesus: “Reconhece-se a árvore pelos seus frutos; uma boa árvore não pode dar maus frutos, e uma árvore má, não pode dar bons frutos”. Julgam-se os Espíritos pela qualidade de suas obras, como a árvore pela qualidade de seus frutos.


Do 'Evangelho Segundo o Espiritismo' – Allan Kardec (Capítulo 21)


Resultado do Sorteio - Livro Na Oficina do Amor

..

Amigos, temos hoje a divulgação dos ganhadores do sorteio do livro “Na Oficina do Amor”!!


Antes, algumas observações:


- Foram realizados 2 (dois) sorteios, através do site Random.org (sorteio de número aleatório).

- A numeração dos sorteios iniciou com o número 02, pois o número 01 corresponde à linha de descrição do formulário onde ficam hospedadas as informações dos inscritos (lista divulgada ontem no blog).



Vamos ao resultado?!!!


E as sorteadas foram...


ROSANA FLAMINI KIIHL / CACONDE – SP

(Inscrição número 345 - Realizada em 04/09/2011 - 22:45:46)


DALVA DE AZEVEDO / BRASÍLIA – DF

(Inscrição número 9 - Realizada em 01/09/2011 - 10:45:58)


Parabéns!!! \o/


(Lembrando que cada sorteada receberá 1 exemplar do livro “Na Oficina do Amor”)



Segundo as regras do sorteio, as ganhadoras terão até o dia 20/09/2011 para responder o e-mail enviado pelo blog, informando o endereço completo para o envio do prêmio, caso contrário será realizado outro sorteio, dando chance a outro participante.


Obrigada a todos pela participação! Agradeço também ao amigo Carlos Eduardo Milito por ceder os livros para o sorteio! Continuem acompanhando o Espírita na Net, em breve novos sorteios!

Lista de Participantes – Sorteio Na Oficina do Amor

..



Amigos, conforme estipulado nas regras do sorteio do livro “Na Oficina do Amor”, está sendo divulgada hoje, dia 14/09/2011, a lista de participantes.


Para este sorteio foram recebidas 424 inscrições válidas. A lista de participantes está disponível como arquivo (planilha). Para quem quiser visualizar: CLIQUE AQUI.


Algumas observações sobre a lista:


- Foram aceitas inscrições realizadas somente entre os dias 01/09/2011 e 11/09/2011.

- Cada participante recebeu um número, de acordo com a ordem de inscrição.

- Inscrições repetidas foram excluídas, sendo consideradas apenas 1 (uma) inscrição por participante e e-mail. Inscrições incompletas (sem nome e endereço de e-mail) também foram excluídas.

- A numeração dos participantes inicia com o número 02, pois o número 01 corresponde à linha de descrição do formulário, onde ficam hospedadas as informações dos inscritos.


OBS.: Provavelmente algumas pessoas continuam participando dos sorteios sem ler todas as regras antes de realizarem a inscrição, pois foram recebidas muitas inscrições repetidas, com o mesmo e-mail, algumas com os mesmos nomes, outras com nomes diferentes, sem contar as inscrições incompletas (por exemplo, foi identificada uma inscrição com apenas uma letra no campo “nome”, sendo impossível identificar a pessoa). As inscrições repetidas foram excluídas, permanecendo apenas uma inscrição por participante e e-mail, obedecendo a regra 05 do sorteio. As inscrições incompletas também foram excluídas, até mesmo em respeito àquelas pessoas que se inscrevem corretamente. Essa regra 05, como mencionado anteriormente, tem como finalidade proporcionar chances iguais a todos os participantes. O blog Espírita na Net preza pela transparência e respeito aos leitores, que por sua vez confiam na seriedade do blog e participam dos sorteios, que são promovidos sem qualquer ônus para os ganhadores; por isso mesmo o blog se reserva ao direito de determinar regras nos sorteios e espera que estas sejam respeitadas por aqueles que desejarem participar. Esperamos contar com a compreensão de todos, o blog e seus parceiros realiza os sorteios com muito carinho e boa vontade, mas também precisa da colaboração dos participantes.


O sorteio e a divulgação do resultado serão amanhã, dia 15/09/2011. Lembrando que serão sorteados 2 participantes!! Boa sorte a todos!!

Grandeza



Quanto mais avança o Tempo nas trilhas da História, apartando-se-lhe da figura sublime, mais amplo esplendor lhe assinala a presença.


Ele não era legislador e a sua palavra colocou os princípios da Misericórdia nos braços da Justiça.


Não era administrador e instituiu na Caridade o campo da assistência fraternal em que os mais favorecidos podem amparar os irmãos em penúria.


Não era escritor e inspirou e ainda inspira as mais belas páginas da Humanidade.


Não era advogado e ainda hoje, é o defensor de todos os infelizes.


Não era engenheiro e continua edificando as mais sólidas pontes, destinadas à aproximação e ao relacionamento entre as criaturas.


Não era médico e prossegue sanando os males do espírito, além de suscitar o levantamento constante de mais hospitais e mais extensas obras de benemerência, capazes de estender alívio e socorro aos doentes.


Ensinou a prática do amor, renunciando à felicidade de ser amado.


Pregou a extinção do ódio, desculpando sem condições a todos aqueles que lhe ultrajaram a existência.


Não dispunha dessa ou daquela posse, na ordem material dos homens, e enriqueceu a Terra de esperança e de alegria.


Não viajou pelos continentes do Planeta, mas conversando com alguns necessitados e desvalidos, na limitada região em que morava, elevando constantemente os destinos da vida comunitária.


Embora crucificado e tido por malfeitor, há quase vinte séculos, quando os povos tentam apagar-lhe os ensinamentos, a Civilização treme nas bases.


Esse homem que conservava consigo a sabedoria e a beleza dos anjos, tem o nome de Jesus Cristo.


O seu imenso amor é a presença de Deus na Terra e a sua vida é e será sempre a luz das nações.



Emmanuel

In: ‘Esperança e Luz’ - Francisco Cândido Xavier


Sorteio - Livro Na Oficina do Amor

..


Amigos, o blog Espírita na Net tem o prazer de anunciar mais um sorteio! \o/


Estaremos sorteando neste mês o livro Na Oficina do Amor, do amigo Carlos Eduardo Milito!


Na Oficina do Amor é um lançamento da Editora do Conhecimento e foi cedido pelo próprio autor para ser sorteado aqui no blog!!


O detalhe deste sorteio: serão sorteados 2 (dois) exemplares, portanto, teremos 2 (dois) ganhadores!! :)


Na Oficina do Amor

Autor: Carlos Eduardo Milito

Editora do Conhecimento


Para saber mais sobre o livro, acessem o site, clicando AQUI.


* * *


Atenção agora às regrinhas do sorteio (favor, leiam atentamente antes de fazer a inscrição e/ou antes de comentar ou enviar qualquer e-mail para o blog com alguma dúvida e/ou reclamação):


01. Para participar é necessário preencher todo o formulário com os dados solicitados (Nome Completo, Cidade e Estado, E-mail válido).


02. As inscrições para os sorteios anteriores não serão consideradas.


03. Para participar basta preencher o formulário apenas 1 (UMA) vez.


04. Os participantes deverão ter disponível um endereço para entrega no Brasil (ou seja: os amigos que morarem no exterior podem participar, mas, caso sejam sorteados, devem fornecer um endereço para a entrega do prêmio no BRASIL).


05. Será aceita somente 1 (uma) inscrição por participante e e-mail. Inscrições repetidas serão automaticamente excluídas. Esta regra tem o objetivo de oferecer oportunidades iguais a todos os participantes, vamos colaborar, ok?! ;)


06. As inscrições deverão ser realizadas somente entre os dias 01/09/2011 e 11/09/2011.


07. Cada participante receberá um número, de acordo com a ordem de inscrição.


08. O número do participante não será enviado por e-mail, devendo cada um conferir seu número na lista de participantes divulgada no blog na data estipulada nas regras.


09. A lista dos participantes será divulgada no dia 14/09/2011 (não serão publicados os e-mails fornecidos).


10. O sorteio será realizado através do site Random.org (sorteio de número aleatório), no dia 15/09/2011. A divulgação do resultado será no mesmo dia.


11. Os dois sorteados receberão um e-mail do blog informando o resultado e deverão responder indicando um endereço (no Brasil) para que os livros possam ser enviados. Os sorteados terão até o dia 20/09/2011 para responder o e-mail, indicando o endereço completo, caso contrário será realizado um novo sorteio, dando chance a outros participantes.


12. O envio ficará a cargo do blog Espírita na Net (Correios).


OBS.: O e-mail fornecido no formulário será utilizado pelo blog APENAS para entrar contato com os ganhadores do sorteio.


* * *


Para participar basta preencher o formulário disponível no link abaixo e torcer!!


FORMULÁRIO (CLIQUE AQUI)


Boa sorte a todos!!!


* * *


Agradeço imensamente ao amigo Carlos Eduardo Milito pela oportunidade de sortear mais uma vez uma obra de sua autoria aqui no blog! É com muita alegria que o blog Espírita na Net oferece este sorteio! =)