Um Dia...




Um dia, verás a ti mesmo em plano diferente...


Parecer-te-á, então, haver acordado de um sono profundo e, por isso mesmo, tudo te surpreenderá. Amigos que não vias, há muito tempo, se aproximarão de ti, estendendo-te as mãos. Perguntarás a vários deles: onde estavas que não mais te encontrei? Por que te distanciaste de mim? Todos te abraçarão, com a alegria a lhes fulgurar nos olhos, fitarás as árvores carinhosamente podadas, formando corações que palpitarão de vida, plantas outras, mostrando as frondes entrelaçadas, lembrando mãos que se tocam afetuosamente. Respirarás profundamente, reconhecendo, assim, as qualidades nutrientes do no ambiente em que te virás...


Naquela festa de almas, porém, um homem de olhar manso desce de um torreão brilhante e caminha na direção dele.


Em vão, o recém-chegado tenta retirar dele os olhos magnetizados pelo amor que o desconhecido irradia. Ele caminha serenamente a fixa-lo com bondade, com a familiaridade de quem o conhecia.


- “Ah! – pensou o recém-vindo – decerto que este amigo me conhece, de longo tempo.”


A custo, venceu a própria indecisão, e indagou do companheiro mais próximo:


- “Quem é este homem que está chegando até nós?”


- “É o Mensageiro da Vida.”


Não houve tempo para outras inquirições.


Efetivamente, aquela simpática e estranha personagem lhe endereçou saudações fraternas e segurando-lhe a destra, qual se nela conseguisse ler todas as minudências da sua vida, não lhe perguntou pelo próprio nome, nada arguiu quanto à família a que pertencera ou à posição que exercera...


Apenas pousou nele demoradamente os olhos e perguntou-lhe:


- “Amigo, o que fizeste?”



Por: Emmanuel

Do livro “A Semente De Mostarda”

Psicografia: Francisco Cândido Xavier



Novo sorteio - Livro 'Em Busca da Fé'

.


Amigos, infelizmente o ganhador do sorteio do livro “Em Busca da Fé” não entrou em contato com o blog dentro do prazo estipulado nas regras. Sendo assim, visando dar nova chance aos participantes, foi realizado um novo sorteio, seguindo o mesmo formato do anterior. O resultado então foi esse:



ALESSANDRA JARDIM / SÃO JOSÉ DO NORTE - RS

(Inscrição número 395 – Realizada em 13/11/2010 - 15:49:15)


Será enviado um e-mail para a ganhadora e esta terá 5 dias (de 29/11 a 03/12/2010) para retornar o contato, informando um endereço válido (Brasil) para o envio do livro. Caso contrário, será realizado novo sorteio, até que um dos inscritos receba finalmente o livro.


Quem quiser conferir todas as etapas anteriores desse sorteio, basta visitar os links abaixo:


- Divulgação e regras

- Lista de participantes

- Primeiro resultado


Em breve – novos sorteios! :)

Abraços fraternos a todos!


Progresso da legislação humana

.


Pergunta: A sociedade poderia ser regida somente pelas leis naturais, sem o recurso das leis humanas?

Resposta dos Espíritos - Poderia se os homens as compreendessem bem e quisessem praticá-las; então, seriam suficientes. Mas a sociedade tem as suas exigências e precisa de leis particulares.


P.: Qual a causa da instabilidade das leis humanas?

R. - Nos tempos de barbárie, são os mais fortes que fazem as leis e as fazem em seu favor. Há necessidade de modificá-las à medida que os homens vão melhor compreendendo a justiça. As leis humanas são mais estáveis à medida que se aproximam da verdadeira justiça, quer dizer, à medida que são feitas para todos e se identificam com a lei natural.

Comentário de Allan Kardec: A civilização criou novas necessidades para o homem e essas necessidades são relativas à posição social de cada um. Foi necessário regular os direitos e os deveres dessas posições através de leis humanas. Mas, sob a influência das suas paixões, o homem criou, muitas vezes, direitos e deveres imaginários, condenados pela lei natural e que os povos apagam dos seus códigos à proporção que progridem. A lei natural é imutável e sempre a mesma para todos; a lei humana é variável e progressiva: somente ela pode consagrar, na infância da Humanidade, o direito do mais forte.

P.: A severidade das leis penais não é uma necessidade no estado atual da sociedade?

R. - Uma sociedade depravada tem certamente necessidade de leis mais severas; infelizmente essas leis se destinam antes a punir o mal praticado do que a cortar a raiz do mal. Somente a educação pode reformar os homens, que, assim, não terão mais necessidade de leis tão rigorosas.


P.: Como o homem poderia ser levado a reformar as suas leis?

R. - Isso acontecerá naturalmente, pela força das circunstâncias e pela influência das pessoas de bem que o conduzem na senda do progresso. Há muitas que já foram reformadas e muitas outras ainda o serão. Espera!



Fonte:

Livro dos Espíritos – Allan Kardec

Livro Terceiro (As Leis Morais)

Cap. 8 – Lei do Progresso

Item V – Progresso da Legislação Humana

Questões 794 a 797


Leia também – Direito, Espiritismo e Progresso


Espelhos Reflexos





Queixas-te, por vezes, de “azar” ou “má sorte”.


Notas azedume e irritação nos outros, por onde vás.


Ignoramos se já sabes que somos espelhos uns dos outros.


Cada um de nós vê nos companheiros as imagens uns dos outros.


Mas não projetamos apenas a nossa imagem. Arrojamos de nós, igualmente, as nossas disposições mais íntimas.


Se nos aproximamos de alguém, transportando alegria ou aborrecimento, simpatia ou aversão, a pessoa ou as pessoas que nos cercam passam, de imediato, a retratar-nos as disposições psicológicas.


Não te digas sem amigos e sem caminhos, à maneira de alguém que vive no mundo diante de portas fechadas.


Acende a luz do sorriso na própria face e deixa que a bondade e a compreensão te orientem os modos e as palavras.


Trata aos outros como desejas que os outros te tratem.


Em seguida, observa os resultados...


Pelo Espírito Emmanuel

Do livro “Momentos de Paz” - Francisco C. Xavier


Resultado do sorteio - Livro “Em Busca da Fé”





Amigos, hoje vou divulgar o ganhador do sorteio do livro “Em Busca da Fé”.


Antes, algumas observações:


- O sorteio foi realizado através do site Random.org (sorteio de número aleatório).

- A numeração do sorteio foi do número 02 ao 533. Iniciou com o número 02, pois o número 01 é a linha de descrição do formulário onde ficam hospedadas as informações dos inscritos (planilha do excel divulgada ontem no blog). No total foram 532 inscrições válidas.


E o ganhador foi:


ALEXANDRE HARALAMBOS ANTYPAS / BELO HORIZONTE - MG

(Inscrição número 460 – Realizada em 15/11/2010 - 21:11:23)


Parabéns!!! \o/



O ganhador terá 5 (cinco) dias úteis para responder o e-mail enviado pelo blog, informando o endereço completo para o envio do livro, caso contrário será realizado outro sorteio, dando chance a outro participante.

Agradeço a todos pela participação. Aos que não ganharam dessa vez, aguardem, pois em breve haverá novo sorteio!


* * *


Quero aproveitar e agradecer aqui mais uma vez à Editora Mundo Maior, por oferecer o livro para o sorteio, e aos amigos blogueiros Carlos (Manancial de Luz), Jeanne (Doutrina Espírita), Márcia (Plenitude do Ser), Fernando (Contra Capa Espírita) e Rô (Na Casa da Vovó) pela divulgação do sorteio em seus blogs! Obrigada também a todos do Twitter que divulgaram e participaram! ;)



Lista de participantes - Sorteio do livro “Em Busca da Fé”

.

Amigos, conforme estipulado nas regras do sorteio do livro “Em Busca da Fé, divulgo hoje a lista de participantes.


Para este sorteio foram recebidas 532 inscrições, o que inviabiliza para mim colocar a lista completa em um post, por isso coloquei a lista de participantes disponível como arquivo (planilha do excel), para visualizar, basta clicar AQUI.


Algumas observações sobre a lista:


- Foram aceitas inscrições realizadas somente entre os dias 09/11/2010 e 19/11/2010.

- Cada participante recebeu um número, de acordo com a ordem de inscrição.

- A numeração dos participantes inicia-se com o número 02, pois o número 01 corresponde à linha de descrição do formulário, onde ficam hospedadas as informações dos inscritos.

- As inscrições repetidas foram excluídas, mesmo quando realizadas em dias diferentes, sendo consideradas apenas 1 (uma) inscrição por pessoa/e-mail.

- Os e-mails fornecidos foram retirados da lista de divulgação e servirão APENAS para o blog para entrar contato com o ganhador do sorteio.


O sorteio e a divulgação do resultado serão amanhã, boa sorte a todos! :)


Refletindo sobre o perdão



PERDOA AGORA

Não te detenhas!

Torna à presença do companheiro que te feriu e perdoa, ajudando-o a recuperar-se.

Reflete e ampara-o!

Quantas dores e quantas perturbações lhe vergastaram a alma, antes que a palavra dele se erguesse para ofender-te ou antes que o seu braço, armado pela incompreensão, deferisse contra ti o golpe deprimente?

Guarda a calma e auxilia, sem cessar.

Mais tarde, é possível que não possas, por tua vez, suportar o horrendo assalto da ira e reclamarás, igualmente, o bálsamo da alheia compreensão.

Retorna ao teu lar ou à tua luta e espalha, de novo, a bênção do amor, com todos os corações que jazem envenenados, pelo fel da crueldade ou pela peçonha da calúnia.

Não hesites, porém! Perdoa agora, enquanto a oportunidade de reaproximação te favorece os bons desejos porque, provavelmente, amanhã, o ensejo luminoso terá passado e não encontrarás, ao redor de ti senão a cinza do arrependimento e o choro amargo da inútil lamentação.


Pelo Espírito Emmanuel

Do livro "Assim Vencerás" - Chico Xavier


* . * . * . *

PRECE ANTE O PERDÃO


Senhor Jesus!

Ensina-nos a perdoar, conforme nos perdoaste e nos perdoas, a cada passo da vida.

Auxilia-nos a compreender que o perdão é o poder capaz de extinguir o mal.

Induze-nos a reconhecer nos irmãos que a treva infelicita filhos de Deus, tanto quanto nós, e que nos cabe a obrigação de interpretá-los na condição de doentes, necessitados de assistência e de amor.

Senhor Jesus, sempre que nos sintamos vítimas das atitudes de alguém, faze-nos entender que também somos suscetíveis de erros e que, por isso mesmo, as faltas alheias poderiam ser nossas.
Senhor, sabemos o que seja o perdão das ofensas, mas compadece-te de nós e ensina-nos a praticá-lo.

Assim seja!


Pelo Espírito Emmanuel

Do livro "Tesouro de Alegria" - Chico Xavier


Coragem e responsabilidade


Quando o ser humano descobre o Espiritismo é tomado por especial alegria de viver, passando a compreender as razões lógicas da sua existência, os mecanismos que trabalham em favor da felicidade, experimentando grande euforia emocional.


Quando o Espiritismo penetra na mente e no sentimento do ser humano, opera-se-lhe uma natural transformação intelecto-moral para melhor, propondo-lhe radical alteração no comportamento que enseja a conquista de metas elevadas e libertadoras.


Quando o indivíduo mantém os primeiros contatos com a Doutrina Espírita, vê-se diante de um mundo maravilhoso, rico de bênçãos que pretende fruir, deixando-se fascinar pelas propostas iluminativas de que é objeto.


Quando o Espiritismo encontra guarida no indivíduo, logo se lhe despertam os conceitos de responsabilidade, coragem e fidelidade à nova conquista.


Nem todos, porém, alteram a conduta convencional a que se acostumaram. Ao entusiasmo exagerado sucede o convencionalismo do conhecimento sem a sua vivência diária, aguardando recolher conveniências e soluções para os problemas afligentes, sem maior esforço pela transformação moral. Não se afeiçoando ao estudo correto dos postulados espíritas e neles reflexionando, detêm-se nas exterioridades das informações que recolhem, nem sempre verdadeiras, tornando-se apenas beneficiários dos milagres que esperam lhes aconteçam a partir do momento da sua adesão.


Com o tempo e a frequência às reuniões, acomodam-se ao novo ritualismo da participação sem realizações edificantes, ou entregam-se à parte da assistência social, procurando negociar com Deus o futuro espiritual em razão do bem e da caridade que acreditam estar realizando.


O conhecimento do Espiritismo de forma natural e consciente desperta os valores enobrecidos da responsabilidade e da coragem indispensáveis à existência ditosa.


Todo conhecimento nobre liberta o ser humano da ignorância, apresentando-lhe a realidade desvestida dos formalismos e das ilusões, na sua fase mais bela e significativa, por ensejar a conquista dos valores legítimos que devem ser cultivados.


O homem livre da superstição e dos complexos mecanismos da tradição da fé imposta redescobre-se e exulta por compreender que é o autor de todas as ocorrências que lhe sucedem, exceção ao nascimento e à desencarnação, e mesmo essa, dependendo muito do seu comportamento durante a vilegiatura física, podendo antecipá-la ou postergá-la.


Adquire a responsabilidade moral pelos atos, não mais se apoiando nas bengalas psicológicas de transferir para os outros a razão dos insucessos que lhe ocorrem, dando lugar aos sofrimentos e suas inevitáveis consequências.


Compreende que uma excelente filosofia não basta para proporcionar uma existência feliz, mas sim a vivência dos seus ensinamentos, que se tornam responsáveis pelo que venha a ocorrer-lhe na área do seu comportamento moral.


É comum a esses adeptos precipitados, passado algum tempo, apresentarem-se decepcionados e tristes, informando que esperavam muito mais do Espiritismo e que encontraram pessoas confusas e perversas, insensatas e desequilibradas no seu Movimento.


Da alegria exagerada passam à crítica contumaz, à maledicência, ao azedume.


Afinal, essa responsabilidade não é do Espiritismo, mas daqueles que o visitam levianamente e não incorporam à vida espiritual os ensinamentos excepcionais de que se constitui a sã doutrina.


De igual maneira que esses neófitos não se preocuparam em conseguir a autoiluminação o mesmo sucedeu com outros adeptos que os precederam, acostumados que estavam ao ócio espiritual, à leviandade religiosa, aguardando sempre receber sem a menor preocupação em contribuir.


O Movimento Espírita não é o Espiritismo. O primeiro é constituído pelos indivíduos, bons e maus, conhecedores e ignorantes das verdades do mundo espiritual, ativos ou ociosos, que se deveriam integrar de corpo e alma ao serviço de renovação interior e da divulgação pelo exemplo. No entanto, para esse cometimento é necessária a coragem da fé, essa robustez de ânimo que enfrenta as dificuldades de maneira lúcida e clara, com destemor e espírito de ação, para remover-lhes os obstáculos e alcançar os patamares mais elevados de harmonia e de bem-estar.


Em muitos, que permanecem na irresponsabilidade do comportamento e na falta de coragem para arrostar as consequências da sua conversão ao Espiritismo, demorando-se na dubiedade, nas incertezas que procuram não esclarecer, receando os impositivos da fidelidade pessoal à doutrina, instalam-se as justificativas infantis para prosseguirem sem alteração, esperando que os Espíritos realizem as tarefas que lhes dizem respeito.


Outros ainda, viciados na conduta da inutilidade, esperam ter resolvido todos os problemas de saúde, família, economia, surpreendendo-se, quando convocados aos fenômenos existenciais das enfermidades, dos desafios domésticos e financeiros, sociais e profissionais, que desejavam não lhes ocorressem em decorrência da sua adesão ao Espiritismo...


Só mesmo a mente insensata pode elaborar conceito dessa magnetiude: a adesão a uma doutrina feliz basta para que tudo lhe ocorra a partir de entãso, de maneira especial e magnífica!


O Espiritismo enseja a compreensão dos fatores existenciais, dos compromissos que a cada qual dizem respeito, do esforço que deve ser envidado em favor da construção do próprio futuro. Elucida as situações dolorosas, explicando as suas causas e oferecendo os instrumentos para a sua erradicação, com a consequente construção dos dias felizes do porvir.


Eis por que se impõe, logo após a adesão aos seus postulados, de par com a responsabilidade da conduta, a coragem para as mudanças interiores que devem acontecer ao largo do tempo, com a vigilância indispensável à produção de fatores elevados para o desenvolvimento intelecto-moral que aguarda o candidato às suas fileiras.


Tomando como modelar a conduta de Jesus, o Espiritismo trá-Lo de volta, desmistificado das fábulas com que O envolveram através dos tempos, real e companheiro de todos os momentos, ensinando sempre pelo exemplo de que as Suas palavras se revestem.


O espírita sincero, que se redescobre através do conhecimento doutrinário, transforma-se em verdadeiro cristão, conforme os padrões estabelecidos pelo Mestre galileu.


Não se permite justificativas infantis após os insucessos, levanta-se dos erros e recomeça as atividades tantas vezes quantas ocorram, tem a coragem para o autoenfrentamento libertando-se dos inimigos de fora para vencer aqueles de natureza interna, sempre disposto a servir e a amar.


Evocando os mártires do Cristianismo primitivo, enfrenta hoje valores decadentes da ética e da moral, graves problemas sociais e morais, que lhe exigem sacrifício para uma existência honorável sem os conchavos com a indignidade, a traição e o furto legalizado.


Torna-se alguém intitulado como portador de comportamento excêntrico, porque tem a coragem de manter a vida saudável, mantendo-se digno em todas as circunstâncias, responsável pelos pensamentos, palavras e atos, incompreendido e, não poucas vezes, perseguido, mesmo nos locais em que labora doutrinariamente, em face da conduta doentia dos acostumados à leviandade e ao ócio.


Sem qualquer dúvida, a adesão ao Espiritismo impõe a consciência de responsabilidade e de coragem, para tornar-se verdadeiramente espírita todo aquele que lhe sinta a sublime atração.


Vianna de Carvalho

Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no dia 10 de agosto de 2009, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Retirado do site http://www.divaldofranco.com/

Livro – Em Busca da Fé



Amigos, trago hoje a resenha do livro que está sendo sorteado pelo blog Espírita na Net.


Ainda não está participando do sorteio? Então CLIQUE AQUI!


- Lembrando que será aceita apenas 1 (uma) inscrição por pessoa/e-mail, bastando preencher o formulário apenas 1 (uma) vez. Quem já se inscreveu não precisa se inscrever novamente!


* * *


Livro: “Em Busca da Fé”

Autoria: Isadino José dos Santos

Editora: Mundo Maior (Editora da Fundação Espírita André Luiz)


O livro Em Busca da Fé explica as diferentes formas de se ter fé e de como cada qual funciona, tais elas como a fé inata, a raciocinada e a cega. Traz ainda explicações sucintas sobre as doenças físicas e espirituais. Aborda também temas como eutanásia, aborto, pena de morte e reencarnação. O autor de forma simples e clara nos mostra, com exemplos básicos, histórias e curtas fábulas para que todos entendam a importância de ser ter fé e do poder que a mesma exerce sobre os seres humanos.


Você já parou para pensar sobre a fé?
Você sabe o que é ter fé?
Você realmente tem fé?


Obtenha as respostas destas e de outras perguntas.

Em Busca da Fé” – Acredite.


* * *


Leia os textos sobre o tema FÉ do Blog Espírita na Net – CLIQUE AQUI.


Evitando Obsessões...



Não deixe de sonhar, mas enfrente as suas realidades no cotidiano.


Reduza suas queixas ao mínimo, quando não possa dominá-las de todo.


Fale tranquilizando a quem ouve.


Deixe que os outros vivam a existência deles, tanto quanto você deseja viver a existência que Deus lhe deu.


Não descreia do poder do trabalho.


Nunca admita que o bem possa ser praticado sem dificuldade.


Cultive a perseverança, na direção do melhor, jamais a teimosia em pontos de vista.


Aceite suas desilusões com realismo, extraindo delas o valor da experiência, sem perder tempo com lamentações improdutivas.


Convença-se de que você somente solucionará os seus problemas se não fugir deles.


Recorde que decepções, embaraços, desenganos e provações são marcos no caminho de todos e que, por isso mesmo, para evitar o próprio enfaixamento na obsessão o que importa não é o sofrimento que nos visite e sim a nossa reação pessoal diante dele.


Pelo Espírito André Luiz

Do livro "Paz e Renovação" - Francisco C. Xavier

Sorteio de Livro - Em Busca da Fé


.

Amigos, pela primeira vez o blog Espírita na Net oferece aos leitores o sorteio de um livro, gentilmente cedido pela Editora Mundo Maior (Editora da Fundação Espírita André Luiz).


O livro a ser sorteado é: “Em Busca da Fé” - Autoria: Isadino José dos Santos.



Vamos às regras do sorteio:


1. Para participar é necessário preencher todo o formulário (Nome, Cidade/Estado, E-mail).

2. Serão aceitos somente participantes residentes no Brasil.

3. Será aceita somente uma inscrição por participante/e-mail.

4. As inscrições deverão ser realizadas entre os dia 09/11/2010 e 19/11/2010.

5. Cada participante receberá um número, de acordo com a ordem de inscrição.

6. A lista dos participantes será divulgada no dia 20/11/2010 (não serão publicados os e-mails fornecidos).

7. O sorteio será realizado no dia 21/11/2010, através do site Random.org (sorteio de número aleatório). A divulgação do resultado será no mesmo dia.

8. O sorteado receberá um e-mail com o resultado, deverá então responder indicando um endereço para que o livro possa ser enviado.

9. O sorteado terá 5 (cinco) dias úteis para responder o e-mail indicando o endereço, caso contrário, será realizado um novo sorteio.

10. O custo do envio do livro ficará a cargo do blog Espírita na Net (via Correios – PAC).


* * *


Vamos participar? ;)


Basta preencher o formulário no link abaixo e torcer!


> > > CLIQUE AQUI! < < <


Boa sorte a todos!


* * *


Deixo aqui um agradecimento especial à Natália Moreira, da Mundo Maior, pelo apoio!


Para conhecer os produtos da Mundo Maior, visitem:


Site: www.mundomaior.com.br

Blog: www.mundomaioreditora.blogspot.com

Twitter: @edmundomaior

Orkut: Mundo Maior Livros



Estreia do filme - A Cartas Psicografadas por Chico Xavier

.




Amigos, o filme "As Cartas Psicografadas por Chico Xavier" já está em cartaz em algumas cidades do Brasil. Para saber onde assistir, visitem o site oficial do filme - CLIQUE AQUI. Acessem também o twitter: @ascartasofilme.


As Cartas é um filme/documentário da diretora Cristiana Grumbach sobre mães que receberam cartas psicografadas pelo médium Chico Xavier. E como isso modificou vidas.


Confiram o trailer oficial:





Você é Importante





Inútil, você?


Como acreditar que Deus tenha criado algo sem utilidade?


Se até o grão de areia cumpre nobre missão, seria você, “criado à imagem e semelhança do Pai”, a dizer-se sem valor?


A semente é berço de muitas vidas.


A gota d’água, para o sedento, é mais valiosa que uma pérola.


Como as abelhas trabalhariam no fabrico do mel sem o pólen das flores?


Arreda esse pensamento sombrio que lhe paralisa as forças criativas.


Você é muito importante no contexto da criação.


Deus conta com você no melhoramento do mundo.


Não precisasse da sua presença, Ele não o teria criado.


Segue para diante de cabeça erguida, realizando o melhor.


(Do livro "Fé", pelo Espírito Albino Teixeira, Francisco C. Xavier, Carlos A. Bacelli)

O Dia dos Mortos



O dia de comemoração dos mortos tem alguma coisa de mais solene para os Espíritos? Preparam-se eles para visitar os que vão orar sobre os túmulos?


— Os Espíritos atendem ao chamado do pensamento, nesse dia como nos outros.


Esse é para eles um dia de reunião junto às sepulturas?


— Reúnem-se em maior número nesse dia, porque maior é o número de pessoas que os chamam. Mas cada um só comparece em atenção aos seus amigos, e não pela multidão dos indiferentes.


Sob que forma comparecem e como seriam vistos, se pudessem tornar-se visíveis?


— Aquela pela qual eram conhecidos em vida.


Os Espíritos são sensíveis à saudade dos que os amavam na Terra?


— Muito mais do que podeis julgar. Essa lembrança aumenta-lhes a felicidade, se são felizes, e se são infelizes, serve-lhes de alívio.


A visita ao túmulo proporciona mais satisfação ao Espírito do que uma prece feita em sua intenção?


— A visita ao túmulo é uma maneira de se manifestar que se pensa no Espírito ausente: é a exteriorização desse fato. Eu já vos disse que é a prece que santifica o ato de lembrar; pouco importa o lugar, se a lembrança é ditada pelo coração.


A alma que volta à vida espiritual é sensível às honras que tributam aos seus despojos mortais?


— Quando o Espírito já chegou a um certo grau de perfeição, não tem mais vaidade terrestre e compreende a futilidade de todas as coisas. Sabeis porém, que, frequentemente, há Espíritos que, no primeiro momento da morte, gozam de grande satisfação com as honras que lhes tributam, ou se desgostam com o abandono a que lançam o seu envoltório, pois conservam ainda alguns preconceitos deste mundo.


O respeito instintivo do homem pelos mortos, em todos os tempos e entre todos os povos, é um efeito da intuição da existência futura?


— É a sua consequência natural. Sem ela, esse respeito não teria sentido.



Trechos retirados do “Livro dos Espíritos” - Allan Kardec

(Livro Segundo – Cap. 6 – Item IX)


Para ler o texto completo – CLIQUE AQUI.


Leia os textos do blog Espírita na Net sobre o "Dia de Finados" – CLIQUE AQUI.


Leia também a mensagem: Ante os que partiram.